top of page

Liliana Gaito é uma artista bastante criativa, versátil e multifacetada. Divide os seus projetos entre Portugal e Brasil.

Desde tenra idade que sabe o que queria ser, trabalhando sempre arduamente para alcançar os seus objetivos.

Ao longo da sua vida, a escrita, a música, a realização e a fotografia sempre estiveram muito presentes. Passou por duas produtoras audiovisuais portuguesas, a Stopline Films e a Lanterna de Pedra Filmes.
 

Fez parte da Zone Komics, editora independente de banda desenhada portuguesa como assistente, escritora, produtora e gestora das redes sociais. Em 2019 foram lançados os capítulos #1 de "Enforcer" e "Lone Wolf"  através da Zone Komics do universo 'No Place For Heroes'.

Trabalhou no grupo 4 Side Music Group e as suas sucursais 4 Side Music e 4 Side Soundtracks em agenciamento e gestão.

Em 2018 lança a sua produtora audiovisual independente LightGenesys. Em 2021 lança o seu pequeno negócio de confeitaria vegana

Lil faz Bolos, que de momento se encontra em standby.

 

Em 2020 juntou-se ao projeto "Virar a Página - Antologia de BD" que juntou argumentistas e desenhistas portugueses na criação de 41 histórias de BD, procurando ser parte ativa do apoio da ação social da Associação CAIS. 


Participou com "Dualidade" co-escrito com Diogo Almeida e ilustração por Patrícia Costa e "Balão" co-escrito com Diogo Almeida e ilustração por Rodrigo Mota.


No mesmo ano lança a sua primeira BD a solo com Diogo Almeida "Crianças da Terra" ilustrado por Ricardo Robalo. O seu lançamento foi feito no Brasil na CCXP'20 e posteriormente em Portugal no Amadora BD'21 pela revista H-Alt, que lançou o seu nº10 onde a BD está incluída.


Faz parte do grupo "Autores Lusófonos Unidos Pelo Planeta" , trata-se da união entre 12 autores e 4 estúdios independentes de BD do Brasil, Portugal e Angola, cujo objetivo é a cooperação para publicar obras de vários géneros com o tema do meio ambiente.


Em 2021 lança a sua BD "O Mistério de Cepheus - Prelúdio" com ilustração de Carlos Rafael que teve o seu lançamento no Brasil na CCXP'21 e em Portugal no Festival Internacional de BD de Beja em 2022. Para além do lançamento do livro no Festival de Beja, o seu conto "O Que Está De Errado?" com ilustração a cargo de Danilo Aroeira foi selecionado para a exposição da Avenida Marginal.

Em 2021 entra para a produtora brasileira, Banana Filmes, como agente, pouco tempo depois, torna-se produtora e atualmente é sócia.
Em 2022 lança três projetos: a sua agência de artistas Life is Golden Agency, a LoGic Creative Designs que trabalha com design gráfico e web design, e a sucursal LoGic Creative Solutions focada exclusivamente em gestão de redes sociais e marketing.


Em 2023 foi convidada para integrar o Projeto Chroma, um grupo do Brasil, que produz histórias voltadas para as causas sociais, sejam ambientais, económicas, culturais, entro outras. O Projeto Chroma oferece oficinas gratuitas para as crianças e jovens em eventos e em locais de apoio à comunidade com poucos recursos financeiros. 


Em Outubro de 2023, sai o seu mais recente trabalho, o livro de contos ilustrados "A Viagem" com ilustração de Hugo Pouca Roupa.  Na mesma altura é o lançamento da sua editora independente, LeGado Editora e da produtora LeGado Studios
 

Para 2024 espera-se o lançamento da sua revista digital, LeiGo, entre outros projetos de banda desenhada e cinema.


Liliana tem um espírito empreendedor, com imensos negócios e projetos.

Obras já publicadas:

Enforcer.jpg
04.Cdt PT
Lone Wolf.jpg
capa.jpg
82520781_3601304169885905_980431164118401024_o.jpg
Capa PT Logo.jpg
conversas_CAPA logo.jpg

Curta-Metragem: "Conversas Mundanas" está em standby.

Cartaz Conversas Mundanas Website-min.jpg
bottom of page